Quarta-Feira, 12 de dezembro de 2018 Nossa história      

Notícias

Saúde de Itainópolis recebe nota máxima em avaliação do Ministério, único município do Estado do Piauí que conquistou essa avaliação.

A Saúde do município Itainópolis recebeu nota máxima em uma avaliação realizada pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que visa medir a qualidade dos serviços prestados à população pelas equipes de atenção básica e saúde

A Saúde do município Itainópolis recebeu nota máxima em uma avaliação realizada pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que visa medir a qualidade dos serviços prestados à população pelas equipes de atenção básica e saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A avaliação das equipes de saúde inscritas no PMAQ aconteceu durante o mês de outubro de 2017, quando funcionários do Ministério da Saúde visitaram Itainópolis para realizar o processo de certificação dos serviços. Entre as áreas avaliadas pelo Ministério estão saúde da mulher, saúde da criança, controle de diabetes e hipertensão arterial, produção geral, tuberculose e hanseníase. Foram avaliadas, também, as condições de acesso e de qualidade, desde estruturas físicas, até o atendimento da equipe. Profissionais e usuários foram entrevistados.

De acordo com os dados divulgados na última quinta-feira (6), as seis equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Saúde Bucal (SB) inscritas no programa foram classificadas como “Ótimo”, o que corresponde a nota máxima da avaliação.

Para o prefeito Paulo Lopes, o resultado do PMAQ premia os esforços da gestão. “Estamos muito felizes com o resultado, que é fruto dos esforços da nossa gestão, através da Secretaria Municipal de Saúde, em garantir a acessibilidade dos usuários aos nossos serviços. Isso mostra que, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelos municípios brasileiros com relação à saúde, nós conseguimos atingir todas as metas e atender tudo que o Ministério orienta.”, disse.

O PMAQ tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento na Atenção Básica através de um acordo de metas e padrões de qualidade a serem atingidos pelas equipes. Através do PMAQ, o Governo Federal oferece um incentivo financeiro de qualidade para a atenção básica, que é um recurso que o Ministério criou, que pode até dobrar o valor que atualmente é repassado para a equipe de ESF, desde que ela mostre qualidade no atendimento à população.

fonte: Folha Atual 

http://cidadesnanet.com/news/geral/em-itainopolis-saude-recebe-nota-maxima-em-avaliacao-do-ministerio/