Quarta-Feira, 12 de dezembro de 2018 Nossa história

Realizada a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em Itainópolis.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, realizaram nesta terça-feira, dia 26/11, das 8h às 16h, a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itainópolis, no Salão Paroquial, localizado na Praça Cinobilino Neiva, ao lado da Igreja Católica matriz de Itainópolis e no CRAS.

A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, teve como tema central discutir e elaborar a política de proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências, destacando os seguintes eixos: 1) garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; 2) prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; 3) orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; 4) participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; 5) espaços de gestão e controle social das políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Na abertura do evento um grupo de crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos Familiares apresentaram dança caipira e embaixadinha com bola, as quais chamaram a atenção de todos pela habilidade e performance.

A conferência foi conduzida pela palestrante e assistente social Ângela de Maria Bezerra Neta, que fez importante explanação e reflexão da realidade das crianças e adolescentes.

Compareceram ao evento várias pessoas representativas da sociedade, como entidades públicas, civis e religiosas; conselheiros tutelares, crianças e adolescentes, os quais participaram e formaram grupos e eixos das discussões e apresentaram propostas de metas para o plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes de Itainópolis, tendo sido eleitos seis representantes de Itainópolis para participar da Conferência Estadual dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Estiveram presentes ao evento o Prefeito Paulo Lopes; Vanessa Ibiapino, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA; os vereadores Remédios e Valentim; a Secretária de Assistência Social e Cidadania Rosalice; o Secretário de Saúde Matias; a Secretária de Educação Elisângela; as equipes do CRAS e NASF e demais colaboradores.

Fotos: Agda