Terça-Feira, 22 de maio de 2018 Nossa história

Prefeitura de Itainópolis realiza capacitação de agentes de endemias do município

A Prefeitura de Itainópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu curso de Capacitação aos Agentes de Combate às Endemias do município. O curso ocorreu entre os dias 07 a 11 de maio, nas instalações do setor de vigilância em saúde.

Endemias são doenças infecciosas que ocorre habitualmente e com incidência significativa em certa população e/ou região. A endemia não tem a ver com quantidade. Ela recebe essa classificação quando uma doença aparece com muita frequência em um determinado lugar. As doenças endêmicas, inclusive, podem ser sazonais, ocorrer de forma temporária, típica de uma determinada estação ou época do ano.

Esse profissional atua junto à comunidade em visitas a casas e locais que podem ser atingidos por qualquer tipo de endemia. No dia a dia esse profissional faz levantamentos e indica locais com problemas, faz controle de doenças que estejam surgindo em determinada região e também faz ações relacionadas a saúde do local em que atua.

O curso visa qualificar ainda mais o Agente de Combate às Endemias para atender à demanda de um profissional competente, capaz de transformar a sua prática cotidiana rumo à melhoria dos serviços de saúde prestados à comunidade.

Para o Prefeito de Itainópolis, Paulo Lopes, sua gestão tem primado pela prevenção nos casos de saúde. “Temos sempre dito, desde o início de nosso governo, o investimento da Prefeitura de Itainópolis tem sido para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida da população, por isso, estamos realizando diversas ações e um trabalho continuado para garantir isso aos itainopolenses”, realçou.

Fotos: Benício Pimentel