Terça-Feira, 23 de abril de 2019 Nossa história

Praças da cidade de Itainópolis recebem decoração natalina, brinquedos e sinal de internet livre

A Prefeitura de Itainópolis, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania fez decoração natalina nas principais praças da cidade e do Mercado Público central e instalou brinquedos na praça Cel. Cinobilino Neiva.

Neste ano, a exemplo dos anos anteriores, usou-se na decoração natalina materiais recicláveis, que além de embelezar contribui e estimula a proteção do meio ambiente.

A decoração natalina continua sendo inspirada na ideia de
sustentabilidade social, na qual se utiliza materiais “reciclados”, reaproveitando-os, buscando incentivar a solidariedade social das pessoas, que doam os materiais, como por exemplo, garrafas pet e pneus, cujos materiais não lhes servem, e as pessoas foram estimuladas a ajudar na confecção dos enfeites temáticos natalinos.

Os objetos que compõem a decoração natalina foram feitos pelas próprias pessoas da comunidade, especialmente pelos beneficiários atendidos pelo CRAS, que fazem parte dos Serviços de Fortalecimento de Vínculos, Grupos Infância Feliz, Fortalecer e Força Jovem e de Idosos da Alegria, as quais foram estimuladas a arrecadar material reciclável e orientadas a fazer arte solidária e cooperativa, após participarem de Oficina de Arte de Materiais Reciclados, ministrada por orientadoras, com a colaboração da equipe de servidores do Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, sob a supervisão da Secretária Municipal de Assistência Social Rosalice.

Vários estruturas e objetos foram confeccionados, como árvore de natal, bonecos de neve, velas, sino, estrela, bolas, letreiro com o nome Feliz Natal, que utilizaram aproximadamente 2000 garrafas de refrigerantes e água mineral (pet), cujos materiais foram reaproveitados, no caso, ao invés de irem para o lixo, foram arrecadados junto à comunidade itainopolense e transformados em belíssima decoração, contribuído assim com a proteção do meio ambiente.

Neste ano continuamos expondo ao público a árvore de natal e o presépio temático, na Praça Cel. Cinobilino Neiva, confeccionado pelos alunos e a direção da Unidade Escolar Álvaro Rodrigues, que muito ajudaram e contribuíram com a composição da decoração natalina.

O sinal de internet livre está instalado na praça Cel. Cinobilino Neiva, e foi conseguindo através da parceria da Prefeitura de Itainópolis e o Programa Piauí Conectado, do Governo do Estado do Piauí, que deverá instalar em breve também o sinal livre no Povoado Riachão.

Os brinquedos instalados na praça atrai muitas crianças que se divertem intensamente.

Fotos: Carlos Mourão/Benício Pimentel/Elias