Sexta-Feira, 16 de novembro de 2018 Nossa história

População de Itainópolis adere à campanha “Outubro Rosa”

População de Itainópolis adere à campanha “Outubro Rosa”

A população de Itainópolis aderiu à campanha e mobilização de prevenção e luta contra o câncer de mama e colo de útero, denominado “Outubro Rosa”, promovida pela Prefeitura de Itainópolis, por meio da integração da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

Nesta segunda-feira, dia 15/10, das 8 às 12h houve mobilização especial da campanha “Outubro Rosa”, na Unidade Básica de Saúde Itália, próximo ao Fórum de Justiça, onde foram a Secretaria Municipal de Saúde ofertou os seguintes serviços de saúde:

• 110 Papanicolau;
• 80 Mamografia;
• 110 Consulta médica;

Na mesma oportunidade a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, através da equipe do CRAS, mobilizou e animou o público com o sanfoneiro Chiquinho do Acordeon, que tocou forró pé de serra, durante toda manhã e também ofereceu serviços de beleza às mulheres:

• 30 Manicure e pedicure;
• 20 Limpeza de pele;
• 40 Escova e prancha;
• 20 Design de sobrancelha.

Houve também a distribuição de panfletos e informativos sobre violência sexual contra a mulher e também autoexames da mama para identificar nódulos, objetivando prevenir doenças.

Durante todo o mês de outubro serão intensificadas as ações na saúde visando à prevenção e detecção precoce do câncer de mama e colo de útero em mulheres.

Em alusão à campanha, vários espaços públicos da cidade estão ornamentados na cor rosa, símbolo do movimento, destacando: entrada da cidade, fachada da Prefeitura, instalações das Unidades Básica de Saúde outros logradouros públicos.

“As atividades propostas para este mês são importantes para a conscientização das mulheres sobre a necessidade de prevenir o câncer de mama, por meio do autoexame e da mamografia. Por isso, todas as mulheres devem fazer exames preventivos”, declarou o Prefeito Paulo Lopes.

O Outubro Rosa é um movimento popular reconhecido internacionalmente, originário nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama.

Atualmente é comemorado em todo o mundo e o nome remete ao laço rosa que simboliza essa luta.

Fotos: Lauriana