Quarta-Feira, 12 de dezembro de 2018 Nossa história

Inaugurada a obra de construção da Unidade Básica de Saúde, na cidade de Itainópolis

A Prefeitura de Itainópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou neste dia 1°/6, às 21h, a obra de construção da Unidade Básica de Saúde, na cidade de Itainópolis, e se chamará Equipe “Terra”, e o prédio homenageia “José Ancelmo Ferreira (Siurim)”, conforme Lei Municipal.

A Unidade Básica de Saúde é uma construção moderna, está localizada no cruzamento das ruas Valentim Dantas e Projetada, rodovia BR-020/PI-245, próximo à saída da cidade de Vera Mendes.

É mais uma importante obra realizada pela Prefeitura de Itainópolis em prol da população, em convênio com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, na qual foram investidos o valor de R$ 405.990,01 (quatrocentos e cinco mil, novecentos e noventa reais e um centavo).

As empresas Construir e Universal são as construtoras responsáveis pela construção da obra.

O Prefeito Paulo Lopes, em seu discurso disse que estava feliz com aquela inauguração, pois UBS era sonhada e reivindicada há anos pela população e lideranças comunitárias e irá beneficiar diretamente os profissionais da saúde, os moradores e colaboradores, e indiretamente toda a população de Itainópolis, melhorando os serviços de saúde.

O Secretário de Saúde Matias, destacou que a nova unidade hospital, moderna, funcionará como uma clínica e servirá de base para a Equipe de Saúde da Família na qual deverá oferecer a população os serviços de saúde preventiva, como consulta médica, atendimentos básicos de enfermagem, teste do pezinho, exames preventivos, imunização, curativos, entre outros, além de assistência farmacêutica e atendimentos específicos de psicologia, odontologia, pediatria, clínica geral e atendimento domiciliar.

Além dos atendimentos rotineiros, a equipe do PSF deverá orientar a população acerca dos cuidados para se evitar várias doenças, como por exemplo, as viroses ou diarreias, muito comuns nesta época do ano, bem como reclassificar o risco na comunidade, para que seja oferecido um atendimento específico, de acordo com a necessidade de cada família.

O Senador da República pelo Piauí Elmano Férrer, parabenizou a todos que constroem a história do município e agradeceu pela receptividade. Disse que a obra melhorará a qualidade da saúde no município, demonstrando o compromisso dos gestores que priorizam a saúde como direito das pessoas, principalmente as de baixa renda. Anunciou que destinou emenda parlamentar par Itainópolis no valor de R$100.000,00 para custeio da saúde.

O Deputado Federal Flávio Nogueira, que é médico, destacou a importância da UBS para a comunidade. Disse que estava feliz com o desenvolvimento de Itainópolis e anunciou que em breve o município receberá obras de 10 mil metros de calçamentos no valor de aproximadamente um milhão de reais.

Estiveram presentes à solenidade de inauguração o Prefeito Paulo Lopes, o vice-prefeito Valderson, os vereadores João Batista, Remédios, Valentim Neto, Sandegy, Cleber e Denor; a Secretária de Assistência Social e Cidadania Rosalice; o secretário de Infraestrutura e Serviços, Zequinha; Frank Aguiar, ex-Deputado Federal por São Paulo e ex-vice Prefeito de São Bernardo do Campo-SP, e várias outras lideranças políticas como o Deputado Federal Flávio Nogueira, entre outros.

Fotos: Portal Folha Atual