Segunda-Feira, 15 de outubro de 2018 Nossa história

Inaugurada a obra de construção da Unidade Básica de Saúde, em Vila Barbosa

A Prefeitura de Itainópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou neste dia 1°/6, às 10h, a obra de construção da Unidade Básica de Saúde, em Vila Barbosa, e se chamará Equipe “Unidos Pela Saúde”, e o prédio homenageará “Sebastião Rodrigues Gomes”, conforme Lei Municipal

Inaugurada a obra de construção da Unidade Básica de Saúde, em Vila Barbosa

e se chamará Equipe “Unidos Pela Saúde”, e o prédio homenageará “Sebastião Rodrigues Gomes”, conforme Lei Municipal.

A Unidade Básica de Saúde é uma construção moderna, está localizada em Vila Barbosa, às margens da rodovia BR-020/PI-245, próximo a antiga caixa de água.

É mais uma importante obra realizada pela Prefeitura de Itainópolis em prol da população, em convênio com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, na qual foram investidos o valor de R$ 405.572,63 (quatrocentos e cinco mil, quinhentos e setenta e dois reais e sessenta e três centavos).

As empresas Construir e Universal são as construtoras responsáveis pela construção da obra.

O Prefeito Paulo Lopes, em seu discurso disse que estava feliz com aquela inauguração, pois UBS era sonhada e reivindicada há anos pela população e lideranças comunitárias e irá beneficiar diretamente os profissionais da saúde, os moradores e colaboradores, e indiretamente toda a população de Itainópolis, melhorando os serviços de saúde.

A enfermeira Fabrícia, destacou que a nova unidade hospital, moderna, funcionará como uma clínica e servirá de base para a Equipe de Saúde da Família na qual deverá oferecer a população os serviços de saúde preventiva, como consulta médica, atendimentos básicos de enfermagem, teste do pezinho, exames preventivos, imunização, curativos, entre outros, além de assistência farmacêutica e atendimentos específicos de psicologia, odontologia, pediatria, clínica geral e atendimento domiciliar.

Além dos atendimentos rotineiros, a equipe do PSF deverá orientar a população acerca dos cuidados para se evitar várias doenças, como por exemplo, as viroses ou diarreias, muito comuns nesta época do ano, bem como reclassificar o risco na comunidade, para que seja oferecido um atendimento específico, de acordo com a necessidade de cada família.

O Senador da República pelo Piauí Ciro Nogueira, disse que a obra melhorará a qualidade da saúde no município, cuja gestão é respeitada e elogiada em todo o Estado do Piauí, pela seriedade e compromisso dos gestores que priorizam e valorizam as pessoas.

Disse que estava muito feliz em poder contribuir e participar da entrega de uma Unidade Básica de Saúde, na comunidade Vila Barbosa, na cidade de Itainópolis, no dia em que o município completa 64 anos. Além disso, junto ao prefeito Paulo Lopes, vereadores e secretários municipais anunciamos que logo o município estará recebendo uma ambulância e que o ministério das Cidades, por meio do ministro Alexandre Baldy, liberou cerca de R$ 1 milhão para a construção de 49 casas populares. Quero destacar também a forma como fui muito bem acolhido em um café da manhã na casa do cantor Frank Aguiar.

Estiveram presentes à solenidade de inauguração o Prefeito Paulo Lopes, o vice-prefeito Valderson, os vereadores João Batista, Mar, Remédios, Valentim Neto, Sandegy, Cleber, Elvis e Denor; o secretário de Infraestrutura e Serviços, Zequinha; Frank Aguiar, ex-Deputado Federal por São Paulo e ex-vice Prefeito de São Bernardo do Campo-SP, e várias outras lideranças políticas como o Deputado Federal Flávio Nogueira, entre outros.

Fotos: Portal Folha Atual