Terça-Feira, 22 de maio de 2018 Nossa história

Entidades municipais integradas promovem rodada de conversa com crianças e adolescentes

Cumprindo uma das estratégias para que o município de Itainópolis conquiste novamente aprovação do Selo UNICEF, edição 2017/2020, várias entidades municipais integradas promovem rodada de conversa sobre os malefícios do álcool e das drogas, para crianças e adolescentes da escola municipal no Povoado Várzea Grande, no fim do mês de abril.

A discursão foi participativa e envolveu toda a comunidade escolar, inclusive o adolescente Marcos Lian se destacou ao falar sobre os temas e, por isso, foi convidado a integrar ao grupo do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), tendo alguns membros participado do evento, cujo projeto visa criar uma mentalidade crítica na sociedade.

O NUCA, que é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas, aproveitou a oportunidade para divulgar e mobilizar os jovens que completam 16 anos até outubro, para retirar o título eleitoral, e exercer o direito ao voto, ainda nas eleições deste ano.

A Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cleoneide, recebeu bilhetinhos dos estudantes que sonham em montar um time na localidade e manifestaram pleno interesse pelos serviços de ballet e capoeira do CRAS. A secretária levou o desejo escrito pelas crianças e disse que se organizará para o retorno a localidade assim que for montado os grupos de jovens na região; a psicóloga Catarina e a Assistente Social Edilma estão planejando retorno em breve aquela escola no intuito de que ao montarem a equipe NUCA os jovens também possam ser atendidos pelo projeto Id jovem.

Os Conselheiros Tutelar Hildenelde e Jonas fizeram dinâmicas objetivando entreter e aproximar as crianças e os adolescentes às equipes, através de citações de exemplos, balões entre outros meios.

Participaram do bate papo membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), Hildeneide e Jonas Conselheiros Tutelar, a Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cleoneide, equipe do CRAS, formada por técnicos, orientadoras Ágda e Jéssica, assistente social Edilma e a psicóloga, Catarina, professores entre outros profissionais.

Fotos: Lauriana