Quarta-Feira, 24 de abril de 2019 Nossa história

Audiência pública final do PMSB e do PMGIRS é realizada em Itainópolis Evento de participação popular marca a apresentação e aprovação dos Planos.

Na manhã desta segunda-feira (10) o município de Itainópolis sediou a audiência pública final de apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento realizado no auditório da U.E Álvaro Rodrigues foi marcado pela

O prefeito de Itainópolis, Paulo Lopes, destacou que os Planos representam um retrato do município no tocante ao saneamento básico e resíduos sólidos.

“A avaliação sobre o trabalho é positiva. Foi um trabalho pioneiro que não existia no município, percebemos que foi feito um diagnóstico da realidade local em documento e o desafio é transformar isso numa lei, que possa ser executada em curto, médio e longo prazo. No dia a dia costumamos reclamar do saneamento básico, do lixo, mas não se busca solucionar. Agora estamos dando um passo importante”, afirmou o gestor.

Paulo Lopes ressaltou ainda que o processo de elaboração dos Planos contou com a colaboração popular que apontaram os problemas e propuseram soluções. “Foi um plano discutido com a comunidade, a população participou. Os Planos só tem a trazer benefícios como a otimização dos recursos públicos e ter uma direção para onde devemos caminhar”, frisou.

A itainopolense e coordenadora do Programa Criança Feliz, Francisca dos Anjos, destacou que a conclusão do PMSB e do PMGIRS representa ganhos na qualidade de vida da população local.

“Vejo com muita esperança, otimismo, pois a partir das metas traçadas a população é chamada e passará a ser também responsável pelos destinos do nosso município. Foi participativo e as pessoas que sugeriram melhorias, reivindicaram, foi um espaço aberto”, afirmou a itainopolense.

A engenheira da empresa NERAR Engenharia (responsável técnica pela elaboração dos Planos), Catiane Lima, explicou o processo de construção dos Planos destacando que o mesmo possui horizonte de validade de 20 anos.

“Estivemos durante seis meses visitando Itainópolis, no contato com a população local, ouvindo e percebendo as deficiências, bem como de forma coletiva buscando encontrar soluções. Concluímos o documento, a população aprovou e agora partiremos para as próximas etapas. Mas um salto muito importante para o município foi dado”, pontuou.

O processo de elaboração do PMSB e do PMGIRS foi iniciado no município de Itainópolis em julho deste anos e contou com a promoção de audiências e plenárias nas comunidades rurais e urbana.

Estiveram presentes na audiência pública, o secretário municipal de Saúde, Matias Lopes, o secretário de Administração, Expedito Neto, a secretária de Educação, Elisângela Sousa, servidores municipais, além de representantes da sociedade civil organizada.