Sexta-Feira, 16 de novembro de 2018 Nossa história      

História

História


História

Itainópolis Piauí - PI 

Histórico 
No Princípio do Século XIX, o brigadeiro Manoel de Souza Martins, mais tarde Visconde da Parnaíba, ex-primeiro Presidente da Província do Piauí, residente em Oeiras, então Capital da Província, aproveitando a fertilidade das terras, estabeleceu, à margem esquerda do rio Itaim, a fazenda Jenipapo, para criação de gado bovino. 
Com a instalação da fazenda, muitos sertanejos foram atraídos para as proximidades, construíram suas casas e iniciaram o povoamento. 
Em 1844, com a substituição do Visconde da Parnaíba, no Governo da Província, a fazenda foi retirada da região, ficando na localidade vários habitantes, que ali se haviam fixado. 
Inicialmente, as terras da Fazenda Jenipapo pertenciam ao município de Oeiras, e, em 1830, passaram a integrar o território da Vila de Jaicós. A elevação do povoado de Picos à categoria de Vila, em 1855, fez com que a referida fazenda ficasse subordinada ao território de Picos, donde recebeu seus primeiros melhoramentos. 
Em 1954 recebeu a denominação de Itainópolis, em virtude de o rio Itaim banhar a Sede. O topônimo, em tupi-guarani, significa rio das pedras. 
Gentíloco: itainopolense 

Formação Administrativa 
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Itainópolis, pela lei estadual nº 925, de 13-02-1954, desmembrado de Picos e Simplício Mendes. Sede no atual distrito de Itainópolis ex-localidade. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-12-1954 . 
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte

IBGE